Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até outubro de 2018:
1.035.642
Total de páginas visitadas até outubro 2018:
2.647.499

Mais Baixados

Patrística

Patrística vol. 9.2 – Agostinho

SALMO 51
SERMÃO AO POVO
1 O salmo de que pretendemos tratar diante de V. Caridade é curto, mas tem um título um tanto difícil. Tende, pois, paciência, enquanto o explicamos, à medida do possível e do auxílio do Senhor. Não devemos passar por cima destas questões, porquanto aprouve a nossos irmãos apreender o que vamos dizer não só com os ouvidos e o coração, mas também com o estilete. Por isso, devemos pensar não apenas nos ouvintes, mas ainda nos leitores. Deram ocasião a este salmo certos fatos, registrados no livro dos Reis, que mandamos vos fossem lidos. O rei Saul fora escolhido pelo Senhor, mas não de modo permanente. Foi destinado a um povo de coração duro e mau, para sua correção e não para sua utilidade (cf 1Rs 8,7), segundo aquela sentença das Sagradas Escrituras, que refere de Deus: “Ele faz reinar o hipócrita por causa da perversidade do povo” (Jó 34,30, sg. LXX). Sendo assim, portanto, Saul perseguia Davi (cf 1Rs 18,24), figura do reino salvífico e eterno, e que Deus escolhera para que em sua descendência perdurasse esse reino.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário