Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até julho de 2018:
1.023.480
Total de páginas visitadas até julho 2018:
2.615.642

Mais Baixados

Filosofia

PLATÃO – BREVE RESUMO FILOSÓFICO

PLATÃO – BREVE RESUMO FILOSÓFICO

Por: Helio Clemente

Platão (IV a.C.):

Segundo Platão, a filosofia se destina a uma finalidade prática que resulta em especulações morais que se relacionam aos problemas da vida buscando solução para estes problemas. Esta finalidade prática deve se realizar intelectualmente, através do raciocínio lógico, do conhecimento e da ciência.

Platão considera o espírito humano aprisionado no corpo físico e somente realiza a sua finalidade com a morte do corpo físico, quando enfim, liberto pode chegar ao mundo das ideias eternas, ininteligível ao homem em sua vida terrena.

Acerca do conhecimento sensível: As sensações, ou experiências, somente adquirem validade através da análise racional e intelectual, tendo suas conclusões validadas e determinadas estritamente conforme o raciocínio lógico.

O relacionamento do finito com o infinito é explicado pela teoria das formas, onde as formas perfeitas existem somente no mundo das ideias e independem da existência do universo, onde o homem confronta duas realidades, uma imutável e intangível sempre igual a si mesma – as ideias eternas – e outra real e inteligível percebida pelos sentidos – o mundo físico.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário