Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até abril de 2020:
1.245.162
Total de páginas visitadas até abril de 2020:
3.701.111

Mais baixados

REGENERAÇÃO
É a restauração progressiva do homem à imagem de Deus, como era no princípio.
Doutrina da salvação

REGENERAÇÃO – HELIO

REGENERAÇÃO: A perseverança dos filhos de Deus

vivendopelapalavra.com

Por: Helio Clemente

Regeneração: É a restauração progressiva do homem à imagem de Deus, como era no princípio. Ela acontece pela exclusiva ação do Espírito no regenerado, preservando sua fé em Cristo nas adversidades e renovando sua vida em direção à santificação, que não acontecerá plenamente nesta vida, mas é um processo contínuo que leva o homem perseverar e preservar sua salvação eternamente.

Perseverança: É a preservação dos eleitos de Deus pelo Espírito Santo durante o tempo em que são chamados, justificados, recebem, pelo Espírito, arrependimento, mudança de vida e a fé em Cristo, passam pelo novo nascimento e levam uma vida em regeneração contínua sendo glorificados eternamente no dia do juízo.

Certeza da salvação: “É a certeza da graça presente e da salvação eterna”.

A Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã define a certeza da salvação como:

Certeza da salvação: “A confiança do crente em Cristo, de que ele, a despeito da sua condição pecaminosa mortal, é, de forma irrevogável, um filho de Deus e um herdeiro do céu”.

Mateus 28,20: “Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

O Espírito Santo é o agente eficaz na perseverança.

Romanos 8,16-17: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo”.

Deus não justifica ninguém a quem Ele não regenere ao mesmo tempo. Estes benefícios estão unidos por um laço eterno e indissolúvel, de forma que aquele a quem ilumina por sua sabedoria, também redime; aquele a quem redime, justifica; aquele a quem justifica regenera e manterá na perseverança até a glória final.

Romanos 8,28-31: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

Deus recria os seus eleitos à imagem de seu Filho, mudando-lhes a natureza, a vontade, a razão, os desejos, o entendimento e conformando o querer de seu regenerado ao seu próprio querer. Não é o crente que não perde a salvação; é o Salvador que não perde o salvo, o Pastor que não despreza a sua ovelha.

João 6,37: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”.

João 8,36: “Se pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.

A promessa da perseverança:

Nada está fora do domínio do Criador. A certeza da salvação não vem da soberania do ego humano, mas da soberania de Deus em cada redimido, pelo testemunho interno do Espírito Santo. Esta não é uma exclusividade do Novo Testamento, os profetas do Velho Testamento já revelam a salvação pela graça, como podemos ver nos versos abaixo de Jeremias e Ezequiel.

Jeremias 32,38-40: “Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos. Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se afastem de mim”.

Ezequiel 36,26-27: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis”.

A doutrina da perseverança dos santos mostra a gratuidade da redenção e o que Deus faz livremente, sem qualquer mérito, justiça ou cooperação do homem.

Filipenses 1,6: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus”.

Não há motivo de desespero ou medo de se perder a salvação, e muito menos de vanglória para os que se envaidecem por se julgarem ‘mais santos’ que os outros; tudo procede de Deus, que a todos os seus escolhidos dá livremente, conforme a redenção que há em Cristo.

Efésios 2,8-9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário