Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até janeiro de 2018:
1.057.273
Total de páginas visitadas até janeiro 2018:
2.747.755

Mais Baixados

Patrística

Santo Anselmo e Abelardo – Pensadores

Normandia, norte da França, ano 1076. Os monges da abadia de Bec não estavam inteiramente satisfeitos com as Escrituras Sagradas. Eram homens de piedosa fé cristã e acreditavam nas palavras divinas de sua religião. Contudo, sentiam necessidade de um alimento intelectual superior, que lhes desse as mesmas certezas da revelação bíblica, mas de um ponto de vista exclusivamente racional. Em longas conversas com o prior da abadia, ficaram convenci-dos de que ele poderia auxiliá-los. Insistiram para que o prior redigisse, sob forma de meditação, algumas de suas idéias sobre a essência divina e sobre outras questões. Não deveria recorrer, em absoluto, à autoridade das Escrituras Sagradas e tudo aquilo que fosse exposto de-veria ser feito mediante o encadeamento lógico da razão. Os argumentos deveriam ser simples e o estilo acessível, a fim de que a verdade se tornasse evidente pela própria clareza. Estabeleceram ainda que ele não poderia deixar de responder a eventuais objeções que se apre-sentassem ao longo do trabalho.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário