Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até novembro de 2018:
1.040.321
Total de páginas visitadas até novembro 2018:
2.664.026

Mais Baixados

Filosofia

SPINOZA – BREVE RESUMO FILOSÓFICO

SPINOZA – BREVE RESUMO FILOSÓFICO

Por: Helio Clemente

Spinoza (XVII d.C.):

Benedito (Baruch) Spinoza, filósofo holandês do século dezessete. O racionalismo cartesiano de Descartes é assumido de forma radical por Spinoza levando-o a desenvolver o problema das relações de Deus com o universo através do monismo: A existência de uma substância única formadora do universo. Na verdade, ele adotou o panteísmo das religiões orientais, onde o universo e a natureza são extensões do Ser de Deus.

Este sistema é representado pelas mônadas, substâncias simples que dão origem a si mesmas como extensão do Ser de Deus (unidades simples, indivisíveis e indestrutíveis, que compõe todas as coisas no universo – exemplo: as almas). Para Spinoza a lei máxima da realidade universal é a necessidade, tudo o que ocorre na natureza tem origem na necessidade, e tudo ocorre através da união, ou extensão, de Deus com o universo.

Desta forma, o Deus de Spinoza é uma substância sem vontade própria, e todas as coisas no universo ocorrem de forma determinada e irreversível, de acordo com uma destinação semelhante ao conceito do destino do estoicismo grego.

Importante – a doutrina do paralelismo psicofísico: Esta doutrina afirma que cada movimento do corpo corresponde estritamente a um pensamento da alma, não existe nenhuma ação em sentido contrário partindo do corpo para a alma (ver Malebranche – ocasionalismo).

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário