SUICÍDIO – ABUSOS CONTRA A PRÓPRIA VIDA
vivendopelapalavra.com
Por: Helio Clemente
– Abusos que atentam contra a vida:
1 – A própria vida – intemperança, suicídio: É muito difícil acreditar que pessoas cristãs que esperam em uma vida futura venham a se suicidar, o suicídio é realizado com maior frequência entre pessoas que perderam ou não possuem a fé em Cristo.
Existem três casos de suicídio na bíblia, Saul, Aitofel e Judas, todos eles haviam sido abandonados por Deus quando cometeram o suicídio.
Saul – 1 Samuel 31,4: “Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela”.
Aitofel – 2 Samuel 17,23: “Vendo, pois, Aitofel que não fora seguido o seu conselho, albardou o jumento, dispôs-se e foi para casa e para a sua cidade; pôs em ordem os seus negócios e se enforcou; morreu e foi sepultado na sepultura do seu pai”.
Judas – Mateus 27,5: “Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se”.
Por outro lado, o apóstolo Paulo almejava a morte para estar com Cristo, mas nem por isso ele atentou contra sua vida, mas perseverou em sua carreira até o dia de sua morte natural (a morte de Paulo não é relatada, a tradição da igreja diz que ele foi decapitado).
Filipenses 1,23: “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor”.
Suicídio – Charles Hodge
É possível que pessoas que não creem em Deus e em um estado futuro de vida busquem na aniquilação refúgio para as misérias desta vida, mas é inexplicável, a não ser supondo uma insanidade temporária ou permanente que alguém se precipite deliberadamente às retribuições da eternidade. Assim sendo, o suicídio é mais frequente entre aqueles que perderam a fé na religião. Este é um crime por extremo complicado, nossa vida não nos pertence, não temos mais direito de atentar contra nossa vida como de atentar contra a vida do próximo, desta forma, o suicídio é assassinato, é o abandono do posto para o qual Deus nos designou e uma recusa deliberada de nos submetermos à sua vontade. Este é um crime que, obviamente não permite o arrependimento, e tem como consequência inevitável a morte da alma.
comente