Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até novembro de 2019:
1.172.309
Total de páginas visitadas até novembro 2019:
3.331.221

Mais Baixados

Outros

SUICÍDIO – HELIO

Icon

SUICÍDIO - HELIO 16 KB 3 downloads

...

SUICÍDIO – ABUSOS CONTRA A PRÓPRIA VIDA

vivendopelapalavra.com

Por: Helio Clemente

– Abusos que atentam contra a vida:

1 – A própria vida – intemperança, suicídio: É muito difícil acreditar que pessoas cristãs que esperam em uma vida futura venham a se suicidar, o suicídio é realizado com maior frequência entre  pessoas que perderam ou não possuem a fé em Cristo.

Existem três casos de suicídio na bíblia, Saul, Aitofel e Judas, todos eles haviam sido abandonados por Deus quando cometeram o suicídio.

Saul – 1 Samuel 31,4: “Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela”.

Aitofel – 2 Samuel 17,23: “Vendo, pois, Aitofel que não fora seguido o seu conselho, albardou o jumento, dispôs-se e foi para casa e para a sua cidade; pôs em ordem os seus negócios e se enforcou; morreu e foi sepultado na sepultura do seu pai”.

Judas – Mateus 27,5: “Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se”.

Por outro lado, o apóstolo Paulo almejava a morte para estar com Cristo, mas nem por isso ele atentou contra sua vida, mas perseverou em sua carreira até o dia de sua morte natural (a morte de Paulo não é relatada, a tradição da igreja diz que ele foi decapitado).

Filipenses 1,23: “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor”.

Suicídio – Charles Hodge

É possível que pessoas que não creem em Deus e em um estado futuro de vida busquem na aniquilação refúgio para as misérias desta vida, mas é inexplicável, a não ser supondo uma insanidade temporária ou permanente que alguém se precipite deliberadamente às retribuições da eternidade. Assim sendo, o suicídio é mais frequente entre aqueles que perderam a fé na religião. Este é um crime por extremo complicado, nossa vida não nos pertence, não temos mais direito de atentar contra nossa vida como de atentar contra a vida do próximo, desta forma, o suicídio é assassinato, é o abandono do posto para o qual Deus nos designou e uma recusa deliberada de nos submetermos à sua vontade. Este é um crime que, obviamente não permite o arrependimento, e tem como consequência inevitável a morte da alma.

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 72 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário