Aviso

Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”. Louvado seja Deus!

ESTATÍSTICAS

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até maio de 2018:
1.019.106
Total de páginas visitadas até maio 2018:
2.605.201

Mais Baixados

Igreja

TEÍSMO ABERTO – CARM

Quais São os Principais Dogmas do “Open Theism”?

por www.carm.org

  

Abaixo estão os principais dogmas do open theism [”teísmo aberto”]. É com estas pressuposições que os “teístas abertos” se aproximam da Bíblia e a interpretam:

  1. O maior atributo de Deus é o amor

 A. Este atributo de Deus é freqüentemente elevado acima de Seus outros atributos e usado para interpretar Deus como sendo um cavalheiro cósmico que deseja que todos sejam salvos, lamentando a perda deles

2. O livre-arbítrio do homem é verdadeiramente livre no sentido libertariano

 A. O livre-arbítrio do homem não foi restringido por sua natureza pecaminosa, mas é igualmente capaz de fazer escolhas entre opções diferentes.

B. Por contraste, o livre-arbítrio compatibilista declara que uma pessoa é restringida e afetada por sua natureza e que sua natureza não somente afeta as escolhas de seu livre-arbítrio, mas também limita sua capacidade de igualmente escolher entre opções diferentes.

  1. Deus não conhece o futuro

 A. Deus não pode conhecer o futuro porque ele não existe, ou…

B. Porque Deus escolheu não saber o futuro, mesmo se ele pudesse ser conhecido.

4. Deus Se arrisca

 A. Porque Deus não conhece o futuro exaustivamente, Ele deve Se arriscar com as pessoas cujas escolhas futuras do livre-arbítrio são desconhecidas.

5. Deus aprende

 A. Porque Deus não conhece o futuro exaustivamente, Ele aprende com as realidades do futuro que acontece.

6. Deus comete enganos

 

Porque Deus não conhece todas as coisas e porque Ele está tratando com criaturas com livre-arbítrio (cujas futuras escolhas Ele não conhece), Deus pode cometer enganos no tratamento com as pessoas. Então, Deus conseqüentemente mudará Seus planos.

7. Deus muda Suas decisões

Deus pode mudar Suas decisões sobre assuntos dependendo do que Ele aprende e do que Ele descobre com as ações das pessoas. Geralmente a mudança de decisão de Deus é devido a Ele ser surpreendido por algo que Ele não planejou ou não esperava. Como você vê, o open theism apresenta uma visão de Deus contrária ao cristianismo clássico e histórico, o qual vê Deus como soberano, conhecer de tudo e imutável.

Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 29 de junho de 2004.

 

Sobre o autor

Hélio Clemente

Meu nome é Helio Clemente: Tenho 66 anos, sou engenheiro, brasileiro, divorciado, graduado pela USP em 1967. Não defendo ou divulgo nenhuma denominação em particular, cristianismo é somente o evangelho, e o evangelho é toda a Escritura, desde o Gênesis até o Apocalipse.

comente

Clique aqui para enviar um comentário